Se você viu seu filho lutando com foco e autocontrole , pode se preocupar com o TDAH. Você pode estar se sentindo ansioso sobre o que fazer ou o que o futuro pode trazer. Mas há algumas coisas a saber que podem ajudar a tornar a possibilidade de TDAH menos assustadora.
Primeiro, o TDAH é muito comum. Em segundo lugar, é uma condição real com causas biológicas – não é causada por pais “ruins”. Em terceiro lugar, um diagnóstico de TDAH não muda quem é seu filho. As coisas que tornam seu filho único não desaparecem. E quarto, existem maneiras de ajudar.
Quais são alguns sintomas do TDAH?
Aqui estão seis passos a serem seguidos se você acha que seu filho tem TDAH.
1. Aprenda os sinais do TDAH e os mitos.
Pode ser difícil saber se o que você está vendo é um sinal de TDAH ou não. Explore esta lista de sinais comuns para ter uma ideia.
Existem muitos mitos sobre o TDAH que podem tornar difícil saber o que pensar. Você pode ouvir que é apenas “uma coisa de menino”, não é real, ou que o TDAH tem tudo a ver com hiperatividade . O fato é que o TDAH é uma condição biológica real, comum em meninas e meninos. E isso afeta as crianças de muitas maneiras diferentes .
2. Procure padrões.
Fique atento aos sinais, anotando o que você vê e quando. Todas as crianças fazem coisas que parecem TDAH de vez em quando. Fazer anotações ajuda a identificar padrões no comportamento de seu filho.
Seu filho se levanta e se movimenta quando se espera que ele fique parado? Tem dificuldade em manter o controle de pertences? Faz as coisas sem pensar nas consequências? Acompanhar os comportamentos que você vê repetidamente torna mais fácil explicar suas preocupações aos outros faça um sintomas de tdah teste.
3. Descubra o que está acontecendo na escola.
Conecte-se com o professor do seu filho. Explique o que está acontecendo em casa e pergunte se coisas semelhantes estão acontecendo na sala de aula. Compartilhar informações pode lançar mais luz sobre os padrões que você está vendo. E pode ajudar vocês dois a entender melhor como ajudar seu filho.
4. Conecte-se com outras pessoas sobre o que está acontecendo.
TDAH é muito comum. Ao falar sobre o que está acontecendo com pessoas em quem você confia, você pode descobrir que outras pessoas passaram por algo semelhante.
5. Deixe seu filho saber que tudo ficará bem.
Mesmo que não pareça, muitas crianças se sentem mal quando não agem da maneira esperada. Crianças com TDAH, em particular, tendem a se espancar quando se comportam mal. Isso porque eles podem ter problemas para lidar com as emoções.
Se você sentir que seu filho está se sentindo culpado, reconheça que você vê isso. Não desculpe comportamentos com os quais você não concorda, mas deixe seu filho saber que vocês trabalharão juntos para encontrar soluções.